terça-feira, 9 de junho de 2015

Doutora aos 120 anos


 A  alemã Ingeborg Rapoport  de 102 anos se tornou  a pessoa mais velha do mundo a receber um doutorado, quase 80 anos depois de o regime nazista tê-l impedido de prestar o último exame.Filha de uma pianista judia, Ingeborg Rapoport terminou seus estudos em medicina na Universidade de Hamburg em 1937 e escreveu sua tese sobre a difteria, mas, por causa das leis de discriminação religiosa e racial do governo de Adolf Hitler, Ingeborg teve negado o direito de fazer a prova oral final. A universidade, inclusive, informou por carta que ela teria recebido o doutorado "se a legislação não a proibisse de fazer a prova por causa de sua origem".

Este ano três professores da Faculdade de Medicina da Universidade de Hamburgo sentaram-se na sala do apartamento de Ingeborg em Berlim par sabatiná-la sobre o trabalho de pesquisa realizado há oito décadas.
        
"Não quis defender minha tese apenas em meu benefício. Era uma questão de princípios. Fiz tudo isso pensando nas vítimas (dos nazistas)", disse a alemã ao jornal Der Tagesspiegel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário