domingo, 7 de setembro de 2014

Animais de Estimação para Idosos

1. Estimula a interação social e combate a solidão:a presença do animal estimula a interação social, a realização de atividades de vida diária e de lazer. Além de serem ótimas companhias.



2. Aumenta a disposição: normalmente, o ideal é caminhar ao menos uma hora com o bichinho, isso melhora o sistema cardiorrespiratório e os órgãos do sentido.


3. Melhora o humor: ao brincar com o cachorro ou gato, as taxas de serotonina se elevam – neurotransmissor que atua regulando o bom humor, sono, apetite e alivia a dores e diminuindo os níveis de ansiedade.
4. Previne doenças: estudos realizados em vários países apontam que os tutores de cães e gatos, nessa etapa da vida, sofrem menos de depressão, problemas relacionados à pressão sanguínea, frequência cardíaca e capacidade motora, por causa da prática de exercícios em companhia do animal.
 
5. Aumento da expectativa de vida: a ciência já comprovou que quem convive com eles são mais felizes, saudáveis e vivem mais porque a convivência com os bichos aumentava a sensação de bem estar e, por consequência, elevava a expectativa de vida.

Os mais indicados:

Cachorro: ideal para quem quer a companhia  e proteção.

Peixe: pode ser uma boa pedida pois é um animal com baixo custo de manutenção. Alguns tipos de peixe exigem cuidados ainda mais simples: coloridos, os Betta não precisam de filtros nem aquários grandes – é só trocar parte da água a cada 15 dias.

Aves: Indicado a quem tem espaço para uma gaiola grande e não vai interagir com o bichinho durante todo o dia. A escolha do pássaro também influencia no clima da casa: canários alegram o ambiente com seu canto e calopsitas aprendem truques e podem ficar um pouco soltas

Gato: são independentes e solicitam menos energia do dono que um cachorro.

Cuidados: 
1- Os animais devem ser pequenos para facilitar o manuseio e evitar quedas (pois alguns animais gostam de pular no colo do dono e se este não tiver forças pode ocorrer uma queda grave).

2- Os animais devem estar com as vacinas em dia.

3- Cuidados especiais: aparar unhas do bichinho para evitar arranhões (pois a pele do idoso é muito sensível e pode se machucar facilmente), evitar animais agressivos e preferir animais de pelo curto para facilitar a higiene.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário