segunda-feira, 2 de julho de 2012

Brasil e Bahia - Aumento do Número de Idosos

 
A Bahia, segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, possui uma população de 1,451 milhão de idosos. Os idosos brasileiros estão vivendo cada mais também.No Brasil, o IBGE encontrou pouco mais de 24 mil brasileiros com mais de um século de vida. Destes, 7 mil eram homens e quase 17 mil eram mulheres.
No quesito centenários, a Bahia é campeã. O estado é onde tem mais brasileiros que já passaram dos 100 anos. Em seguida estão São Pauloe Minas Gerais
Falta Profissionais
No País, são 922 geriatras para uma população de 21 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Na Bahia, há apenas uma residência médica em geriatria mantida pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), que disponibiliza duas vagas por ano.  “A procura é baixa por falta de procedimentos médicos que gerem bom faturamento. Infelizmente, é esta a nossa realidade”, lamenta a líder do núcleo de geriatria da Osid, Terezinha Pacheco. No País, há 21 cursos de pós-graduação na área, com 60 vagas anuais.
A presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia na Bahia, Cristiane Machado, que é também professora da Ufba, diz que os alunos têm pouco conhecimento da especialidade. “É preciso mais ensino e informação”, diz. A médica Kênia Souza Magalhães é geriatra há quatro meses e diz que, já na graduação, escolheu a área. “Sempre tive vontade de trabalhar com idosos. São pacientes que, quase sempre, vêm acompanhados de problemas sociais”, aponta.

Fonte: A TARDE Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário