quinta-feira, 29 de março de 2012

A Depresão no Idoso

A depressão nos idosos, embora freqüente, é pouco diagnosticada. Existe o conceito que é normal ao idoso ficar triste e pouca importância é dada, mesmo por profissionais de saúde.
O profissional que dá o primeiro atendimento ao idoso precisa estar atento e informado para detectar pequenos sinais que denunciam o problema.
O processo de envelhecimento mascara e dificulta o diagnóstico de depressão. O idoso geralmente apresenta como queixa inicial, a perda da memória ou falta de concentração, apatia, fadiga ou distúrbios do sono. Quando atendemos um idoso deprimido, devemos verificar se esta depressão não está sendo causada por um medicamento de uso contínuo, como os anti-hipertensivos, hipnóticos, ansiolíticos, anti-vertiginosos, antieméticos, hipoglicemiantes, analgésicos, diuréticos, etc.
Embora a depressão seja doença freqüente entre os idosos, é muito importante encará-la como diagnóstico de exclusão. E as medidas preventivas são de fundamental importância no tratamento da depressão. A tendência com o envelhecimento é a pessoa tornar-se mais inativa e acomodada. A atividade física é fundamental para manter o bom funcionamento do sistema cardiocirculatório e respiratório, com isso, preservar a força muscular, os reflexos, a coordenação motora. O exercício é o único evento natural capaz de otimizar o equilíbrio neuroquímico do cérebro, aumentando a produção das catecolaminas.
Um fator psicológico preponderante para o bom envelhecimento é manter o convívio social. Com a aposentadoria, aqueles que não têm relacões sociais bem estabelecidas tendem a perder totalmente o seu referencial e o seu objetivo de vida, caindo em depressão.
É muito importante que os profissionais de saúde e a família estimular o idoso,para que faça atividades sociais e de lazer, para que mantenha a mente funcionante e principalmente, que ajude-o a se sentir útil e participante. Desta forma pode-se garantir sua qualidade de vida e prevenir a depressão.

Referência:
Sitta MC, Jacob F. W – Abordagem Clínica da Depressão no Idoso e a Contribuição do Geriatra. In Fráguas Júnior R, Figueiró JAB – Depressões em Medicina Interna e em Outras Condições Médicas Editora Atheneu p.557-562

Nenhum comentário:

Postar um comentário