sábado, 25 de fevereiro de 2012

Suco contra Depressão

A depressão é uma doença que começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa os humores, estressando as pessoas.  Os neurotransmissores do cérebro que regulam nosso comportamento são controlados pelo que comemos e tomamos. Daí a importância da alimentação e da ingestão de nutrientes adequados para manter o organismo em equilíbrio, evitando a depressão. A gordura monoinsaturada do abacate e das castanhas é também indicada por causa do aumento da vivacidade que proporciona.

Suco antidepressivo
 
  • 20ml de suco de uva
  • 20ml de suco de maçã
  • 20ml de suco de maracujá
  • 3 folhas de maracujá
  • 5g de camomila (fazer chá)
  • 2 folhas de limão (fazer chá)
  • 1 copo de água

Modo de preparo: faça primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e sumidades (flores) de camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes.
 
Principais elementos terapêuticos

Uva: o suco de uva possui elementos químicos como o PCO, estudado por iminentes cientistas, com propriedades antioxidantes, muito poderoso na luta contra os incontroláveis radicais livres. Tem a capacidade única de unir as fibras de colágeno para reverter os danos causados pelos anos por lesão e pelo ataque dos radicais livres. Os elementos químicos benéficos estão presentes no suco de uva e no vinho tinto, pelo fato de serem processados com as sementes.

Limão: o chá das folhas possui limoneno, excelente calmante para pessoas nervosas e com insônia.

Camomila: é analgésica e antidepressiva. Possui efeito calmante e é muito usada por pessoas que têm problemas nervosos.

Maçã: contém minerais como o fósforo, que combatem o cansaço físico e mental. Potássio, que ajuda nas contrações musculares e evita o derrame. Possui vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças.


Maracujá: possui substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central, substâncias com ação semelhante aos neurolépticos; potentes tranquilizantes usados no tratamento de doenças mentais.

 
Fonte: Livro “100 sucos com poderes medicinais”, de Lelingron Lobo Franco. São Paulo: Elevação, 2005. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário